Daniela é tão jovem e já carrega um mundo, por isso sempre procura conforto para alma e para os pés. Volta e meia e meia-noite elá dança sem salto, sem culpa, sem vergonha. Mas Ana vira e mexe é chamada de sem-vergonha quando rebola demais, quando usa uma mini saia ou um moletom. Não importa se Camila está de batom vermelho, anda na rua sozinha à noite ou pega o ônibus lotado, ela sempre tem mais culpa e se culpa por qualquer olhar travesso…que atravessa a roupa e a dignidade.
Juliana estuda, mora sem os pais, troca de namorado, arruma um emprego. Mas Carol não pode viajar sozinha de carro, vai que quebra. Mas Beatriz não pode volta 4 da manhã, vai que. Não adianta Natália ter o mesmo emprego que João, adianta não. Mas Mariana não pode falar palavrão, mulher tem que ter educação. Marília tem que ter filho e casar antes do 30 e tem que gostar só de João. Juliana precisa cruzar as pernas e os preconceitos. Sara não pode dar de primeira, não pode dar demais, quem dirá dar muita opinião. Larissa é traída sempre porque é da natureza do João, coitado. Joana continua esfregando a roupa, lavando as louças e o marido na televisão. Ela recolhe as roupas do chão, paga a conta de luz e conta história pro mini João. Fabiana apanha mas é bem sucedida, mora num casarão. Nada que uma base não resolva, vê se tem base?
Que mimimi é esse mulher? Mulher nasceu para escorrer sangue por entres as pernas, sentir uma dor lascada no pé da barriga todo santo mês e calçar um salto 15? Mulher nasceu pra parir e mês depois aparecer de barriga sarada? Mulher nasceu pra escolher ser louca ou comedida, ser maria chuteira ou chutar o balde, pra sofrer de amor por qualquer babaca ou ser chamada de mal amada, de solteirona, de sapatona? Mulher nasceu pra não ter escolha de quem nasce ou não de dentro dela? Mulher nasceu pra pegar a vassoura ou um voo pra reunião de negócio? Fala sério…
Falando sério, querida, você nasceu pra ser tudo e além e pôr um fone de ouvido com a música no máximo enquanto dá banana pro que acham que você tem que ser. Mas ao mesmo tempo é preciso que erga sua voz! Dizem que mulher fala demais, pois pra mim, devemos falar bem mais! E o principal: devemos ter voz!